quinta-feira, abril 21, 2005

Indie 2005

Vai (re)começar o próximo Festival de Cinema Independente. O Indie 2005. Muita publicidade, muito louvar dos participantes, mas nada consegue apagar as horas traumáticas que passei na primeira edição deste festival enquanto tentava perceber um filme húngaro de pretensões intelectuais. Passei a 1ª meia-hora a tentar perceber, depois desisti, e a partir daí um filme supostamente de dramático revelou-se uma excelente peça de comédia.

O enredo de "The day after the day before".

Um indivíduo deambula de lugar em lugar procurando uma herdade herdada (um pleonasmo?). Paralelamente, surge a notícia de assassínio e violação (não necessáriamente por esta ordem) de uma rapariga local (ou moça, para os brasileiros mais sensíveis). O enredo resume-me a encontros deste sr com várias personagens facilmente adjectivadas de sombrias, insípidas, enfadonhas, enfodonhas, enfim....parvas. Todos o reconhecem mas ninguém sabem bem de onde. Estes encontros são finalmente "habilmente costurados" (peço desculpa mas não consigo conter o riso) com planos intercalares de 30 a 45 segundos em que o herdeiro se desloca de lugar para lugar numa velha, como em enferrujada, bicicleta, cruzando as belas planícies húngaras que, curiosamente, se assemelham bastante ao nosso Alto Alentejo.
O realizador revela todo o seu "espírito artístico" (contorço-me de dores de tanto rir) com um final catársico, ou catárquico (onde é q pus o dicionário?) em que o ciclista ao entrar por um canavial e revive, em memória, e para seu trauma, e nosso, o seu acto tresloucado de violação e homicídio da jovem rapariga. Tudo isto acompanhado por uma intensa banda sonora de qualidade comparável à de Eyes Wide Shut com o volume desligado.

Mal posso esperar por ler o livro....

1 comentário:

Anónimo disse...

Ai que linda recordação de tão belo filme..... que bom foi recordar em todo o seu esplendor, essas horas, minutos e segundos de puro deleite cinematográfico.

Karlova Namesty