domingo, maio 08, 2005

Indul...gentes

Um encontro de skinheads em Pegões foi hoje notícia na SIC. O encontro de skinheads nacional foi celebrado num descampado no interior de uma tenda montada propositadamente para o certame. A música alta e os gritos instigadores à violência e ao racismo obrigou alguns dos vizinhos a apresentarem queixas de ruído de vizinhança, resultando na deslocação da GNR ao local. Há 2 comentários prementes a fazer a esta notícia.

1º Os skinheads portugueses têm acesso a tendas. Outrora alguém lhes deve ter dito "Entendam-se, pá!", o que levaram à letra e...voilá, ou voicí, depende de onde estiverem.
2º A Constituição Portuguesa proíbe expressamente a existência de organizações que perfilhem a ideologia fascista. O Código Penal prevê penas até oito anos de prisão para quem participar em actividades que incitem ao ódio e à violência racista ou religiosa. No entanto, aparentemente, a tolerância dos habitantes de Pegões sobrepõe-se a tudo isto. Que a malta se divirta, beba umas cervejas e dê largas a sentimentos xenófobos latentes, tudo bem. É preciso é fazê-lo baixinho, ahn? Agora, vá. Vai lá limpar a soqueira e fecha a porta quando saíres.

Sem comentários: