sexta-feira, outubro 28, 2005

Hora de Ponta?


Sinceramente não percebo o porquê de semelhante expressão. Haverá alguém que fique com "ponta" com engarrafamentos de trânsito? Ou terá alguma coisa a ver com as erecções matinais? E assim sendo, porquê aplicar a mesma expressão ao final da tarde? Nunca ouvi falar em erecções de final de tarde. Tirando aquela vez em que me enviaram um email erótico-badalhoco perto da hora de ir para casa. Aí sim. Ui, que dores! Até gania! Mas não divaguemos.
Por outro lado, a expressão faz mais sentido quando olho para as caras dos companheiros de engarrafamento (não, não estou a falar da arte ancestral de engarrafar barcos ou tinto a martelo. isso fica para outro bost). Os semblantes cinzentos podem revelar pensamentos tais como: "Ora eu aqui com uma ponta que até me custa acelerar e tenho que gramar esta seca? Bem podia estar mas era em casa com a Maria a 'barrar a torradinha' ".
Humm...isto começa a fazer sentido. Seja como for, ainda não consigo arranjar uma explicação consistente para a "ponta" ocorrer somente naqueles períodos do dia.
Um alerta como nota final! Cada vez oiço dizer mais que "já não há hora de ponta". 2 (duas) leituras díspares (pares) podem ser extraídas desta afirmação.

1. (um) Os portugueses andam com esquentamentos permanentes;

2. (dois) Os portugueses já não andam com "ponta".

Seja como for, é melhor ir a uma consulta médica. Ou melhor dizendo, considerando a tendência semântica dos últimos bosts: "É melhor ir a uma consulta, médica".

3 comentários:

Rita Ochoa disse...

Compreendo-te perfeitamente mas creio ser ainda mais estranha a expressão "traffic jam" em que jam significa compota (sim o doce)...

Anónimo disse...

por falar em ponta....e a ponta do iceberb, Barba Ruiva? Aquilo anda parado, pá!

Anónimo disse...

não, parado não, morto mesmo. faleceu devido a "doença prolongada" como se diz nos media...