segunda-feira, outubro 24, 2005

sanita de encontro / meeting toilet

Assistimos nestes tempos de tensão gripal a um dos fenómenos mais mediaticamente não-mediáticos de que tenho memória (devo frisar que sofro de alzheimer).
Bom, para ser mais preciso refiro-me ao fenómeno crescente nos media portugueses de notícias relacionadas com a saúde desses nossos grandes amigos, os pássaros.
Começo pela manchete: "Pato Sueco tinha gripe moderada"
A notícia recente é alarmante e revolta. Levou-me por isso a escrever-vos sobre este pato de nacionalidade Sueca que apanhou gripe naquele país escandinavo sem receber qualquer tipo de assistência social. Num país que é conhecido mundialmente pela discriminaçao racial, os patos são os que mais sofrem. Numa comunidade que apresenta taxas de desemprego que rondam os 60%, apenas alguns grupos de patos selvagens conseguiram, apesar das contrariedades actuais, encontrar um lugar ao sol da meia noite trabalhando especialmente na entrega de publicidade porta a porta e nos correios expresso), outros há que desistiram de encontrar apoio, entregando-se servilmente a cadeias de pato á pequim que florescem nas ruas de Estocolmo. Mundialmente conhecida pelos altos standard na qualidade do apoio estatal ao nível socia,l a Suécia parece ter falhado. Este escândalo de um pato sem assistência de saúde, sofrendo nas próprias penas tamanha negligência só poderá ser objecto de forte repúdio. Sinto-me particularmente chocado com tamanha injustiça social. Já tive garnizés, patinhos, cócós. piriquitos, rolas, papagaios de São Tomé sempre lhes paguei a caixa de previdência e nunca imaginei que um pato ainda mais Sueco fosse alvo de tanto descuido. Felizmente os média portugueses estão atentos e fizeram o seu papel. Parece que hoje no jornal de notícias as notícias do nosso corajoso pato são finalmente animadoras "Pato Sueco tinha gripe moderada" (leiam com atenção a manchete na secção sociedade).
Sim, finalmente as autoridades foram chamadas à razão e porque os patos têm os mesmos direitos constitucionais de acordo com a legislação Sueca de nome EKATROPAFICALINDAKOITADINHODOPATINHO) é finalmente de aplaudir o virar dos acontecimentos nesta triste história.
Aqui revela-se com toda a certeza a importância da nossa imprensa e televisão na cobertura a este tema que agitou sensibilidades e envolveu a consciência do público em geral. Infelizmente apesar de o governo Sueco ter finalmente aberto os olhos a este caso, outros há que parecem ainda não ter acordado como o documenta manchete também do nosso estimado JN (que veio colmatar o vazio que existe a este nível e tanta falta nos faz o antigo diário de ornitologia...) "Papagaio de Londres tinha subtipo letal H5N1". Toda a gente sabe que o sistema de sáude na Inglaterra tem estado debaixo de fogo nos últimos anos mas isso não chega como explicação.
Outras notícias ornitologicamente chocantes continuarão certamente a esvoaçar nas páginas dos nossos jornais largando caganitas inconcebíveis de jornalistas que tanta tinta nos gastam aos monitores dos nosso computadores (sim porque para pagar para ler estas pérolas jornalísticas mais vale ir à net e rir à pala... ).

Já agora informo que abri uma linha directa de apoio ao Jovem pato Sueco de nome DURUBIKUPIKAPAPA pelo que conto com a vossa colaboração e solidariedade. Um bem haja.

PS:....é que já não lia tanta barbaridade desde os tempos idos do jornal do INCRÍVEL!!!!!!!!!!!!!

Sem comentários: